quarta-feira, 15 de junho de 2011

Crescer sustentadamente



Acabou o pesadelo das épocas 2009-10 e 2010-11. Os sportinguistas querem um Sporting renovado e de preferência campeão.
Há no entanto que ser consciente. Uma equipa não se faz de um dia para o outro e não se passa de besta a bestial num abrir e fechar de olhos.
A política do Sporting tem que se pautar por objectivos a curto prazo, mas sempre com o futuro como horizonte. Não podemos hipotecar o clube para satisfazer caprichos de jogadores ou aspirações de adeptos.
Em primeiro lugar temos que relembrar que ficamos a 36 pontos do primeiro classificado! Temos que encurtar margens, mas daí a sermos campeões vai uma grande diferença.
Lutar pelos 2 primeiros lugares já me parece um objectivo mais realista e se pudermos ser 1º óptimo. Mais do que nomes, quero que o Sporting tenha uma linha de futuro, bem traçada e assente em pilares sólidos. Quero ver o clube crescer a nível exibicional (não será complicado, pois pior parece-me manifestamente impossível). Gostaria de ver uma equipa competitiva, mas sem se entrar em loucuras.
No que respeita a reforços: Os já contratados só conheço o Rodriguez. Boa aquisição tendo em conta que foi a custo zero. Gostei de ver o Sporting ser intransigente com o Moreno, pois não é cedendo a caprichos de última hora que se mostra força negocial para o futuro.
Gostaria de ver Guardado no Sporting, mas não sei se será economicamente possível. É um excelente jogador e assentava no 11 do Sporting como uma luva. Falta contratar 2 bons centrais. Filipe Lopes do Nacional não deve ser muito caro e seria uma excelente opção. No ataque Kléber poderia ser outra hipótese, isto se o porto não concretize o negócio. Farias que é apontado ao Braga também poderia marcar muitos golos em Alvalade. Fica a faltar um extremo rápido, possante e preferencialmente concretizador.
As linhas estão bem definidas, vamos ver se há uma reaproximação ao grupo da frente. Pode não haver muito dinheiro, mas com criatividade e boa aplicação as coisas acontecem. Nem sempre os mais ricos e que gastam mais ganham. O Sporting terá que tentar provar isso mostrando garra, espírito de equipa e muita união.

Sem comentários:

Enviar um comentário